Monchique - Lugar de encontro entre a poesia e o medronho

Esté é um complemento ao blogue http://confrariadomedronhomonchique.blogspot.com
onde se publicarão poemas que se refiram a Monchique ou medronho. Está aberto á participação de poetas cujos poemas se enquadrem na regra estabelecida.
Para os poetas de Monchique, independentemente dos temas abordados, existe outro blogue: http://confrariadospoetasetrovadores.blogspot.com

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

AMÉRICO TELO (confrade)

DONA MELOSA


Melosa és muito famosa mas
sempre andaste a enganar-me,
de braço dado com o mel e
com o medronho a embebedar-me.


Por entre perfumes de canela,
o teu feitiço vem de mansinho,
com mil artes e sabores,
recordas-me o monte maninho.


E para te pores a jeito,
sem percalço ou condição,
trocas o passo à aguardente,
escondes-te no travo do limão.


Mas se pensas que me iludes,
lá por seres tão estouvada,
eu já vi muita donzela
andar com a vida trocada.


portanto


Melosa põe-te a preceito,
dá-me é mais gosto ao paladar
e, pelo mal que tens feito,
vamos os dois já brindar.

Américo Telo (2010)
(confrade)

Sem comentários:

Enviar um comentário